top of page
Alessandro Brito

O Estilo Minimalista na Decoração


O estilo minimalista busca manter ambientes cuidadosamente decorados para conter apenas o essencial, respeitando a funcionalidade dos objetos e móveis. Saiba mais!

Já imaginou viver em uma casa com muito espaço, poucos móveis e acessórios para manter e organizar?

"Menos é mais", essa é a premissa da decoração minimalista, que dispensa texturas e padrões desnecessários! Poucos e bons móveis, muito espaço, praticidade e funcionalidade, cada vez mais em alta vem conquistando adeptos ao estilo em todo o mundo. A decoração minimalista é baseada na sobriedade, elementos puramente decorativos são quase esquecidos nesse tipo de decoração. A extravagância e o excesso são cuidadosamente substituídos pela simplicidade onde cada móvel, objeto e elemento tem a sua função no cômodo, valorizando a comodidade e o conforto.

O foco é na simplicidade. Nesse tipo de ambiente é comum o predomínio de linhas retas e traçados geométricos ao invés das curvas e da sinuosidade típicas de outras decorações. As cores também aparecem na decoração minimalista e devem ser escolhidas de acordo com as características do ambiente, com preferência pelas tonalidades mais básicas como o branco, o preto, o azul, o bege e suas variações.

E quanto aos móveis? Eles devem ser escolhidos com muita cautela, para não obstruir o espaço livre da casa e facilitar as tarefas diárias. Mesas, cadeira, sofá, cada peça é escolhida de acordo com sua função, pois os cômodos minimalistas são mobiliados com o essencial. Por isso, se você é do tipo que acumula objetos e móveis em todas as esquinas disponíveis da sua casa, é hora de desapegar. Doe, venda ou troque tudo o que não estiver sendo utilizado. Eis o primeiro passo para uma decoração minimalista.

Os materiais mais usados na decoração minimalista são o vidro, inox, madeira, cromado, mármore e granito. Puxadores, abajures, cortinas, muitas vezes são descartados para manter o ambiente o mais despido possível. Os tapetes e têxteis geralmente são reservados à ambientes de quarto e banho, e são preferencialmente lisos e suaves. A estética deve estar alinhada à funcionalidade e o resultado final deve ser um refúgio do caos, um espaço organizado onde tudo tem seu lugar e sua função. O minimalismo é praticamente um lifestyle.

Conteúdo retirado do Blog LaCasa Design

58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page